biografia
Alicia J. Augello-Cook, mais conhecida como Alicia Keys, nasceun em Manhattan, Nova York, Estados Unidos, no dia 25 de Janeiro de 1980. É uma Cantora, Compositora, Produtora, Pianista Afro-Americana de música rnb/soul. É uma artista renomada, que já vendeu mais de 27 milhões de álbuns e singles no mundo todo e que ganhou numerosos prêmios, incluindo onze Grammys, dez Billboard Music Awards e três American Music Awards. Apesar de já ter lançado quatro álbuns (Songs in A Minor, The Diary Of Alicia Keys, Unplugged e As I Am), Mundialmente, é reconhecida pelo sucesso de seu primeiro single, Fallin".
A vida toda dela foi um aprendizado, direcionado para a música. Nascida em Manhattan, aos 5 anos ela já dava mostras de sua aptidão musical, cantando e tocando piano. Estudou música clássica (beethoven, Mozart e Chopin, seu favorito) e enveredou pelo jazz e Marian McPartland, Oscar Peterson e Fats Waller.
Aos 14 anos ela compôs sua primeira música, Butterflyz, que entrou em seu primeiro disco, "Songs in A Minor". Stevie Wonder, Marvin Gaye, Nina Simone, Donny Hathaway, todos inspiraram a menina, assim como Biggie, 2Pac, Jay-Z e Wu-Tang Clan. Ela pegou todos esses gêneros e os transformou em um. Ainda na adolescência, entrou na Professional Performance Arts High School de Nova York, onde a atenção dos professores e os estudos no coro fizeram dela uma potência.
Carreira Musical
Songs In A Minor
O primeiro álbum da cantora, Songs in A Minor, foi lançado nos Estados Unidos em Junho de 2001, e estreou na primeira posição na lista dos mais vendidos da Revista Billboard, vendendo 235 000 cópias na primeira semana (50.000 no primeiro dia). Venderia mais de dez milhões de cópias no mundo todo, estabelecendo a popularidade de Keys dentro e fora dos EUA. O primeiro single do álbum, "Fallin'", ganhou grande rotação em rádios de diferentes estilos musicais (do R&B e Hip-Hop ao pop) e ficou seis semanas na primeira posição da lista dos singles mais vendidos da Billboard. Keys interpretou "Someday We'll All Be Free" de Donny Hathaway no programa America: A Tribute to Heroes dedicado às vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O próximo single de Songs in A Minor, "A Woman's Worth", ficou entre os dez mais vendidos dos EUA. Keys e seu álbum ganharam cinco Grammys em 2002, incluindo Melhor Artista Revelação e Canção do Ano com "Fallin'". Mais tarde, em 6 de março de 2002, Keys lançou Remixed & Unplugged in A Minor, uma re-edição de Songs in A Minor com 8 remixes e 7 versões acústicas de algumas músicas encontradas originalmente em seu primeiro álbum.
O terceiro single lançado de Songs in A Minor, "How Come You Don't Call Me" foi um relativo fracasso para ela, atigindo a posição de número #59 entre os mais vendidos da Billboard. No entanto, o single "Gangsta Lovin'" (um dueto que Keys fez com a rapper Eve para o álbum dela Eve-Olution) atingiu a segunda posição entre os mais vendidos daquela publicação, se tornando outro hit para Keys. O quarto e último single de Songs in A Minor, "Girlfriend", foi lançado apenas fora dos Estados Unidos, e atingiu a décima terceira posição no ranking dos mais vendidos da Austrália segundo a ARIA.
As críticas do álbum foram basicamente positivas. O trabalho foi comparado à música soul dos anos 1970 como a de Curtis Mayfield e Marvin Gaye com influências no hip-hop. No entanto, algumas pessoas acusaram Keys de plágio, especificamente em "Fallin'", em que ela interpola o ritmo da canção "It's A Man's World" de James Brown ao seu. Mas James Brown não foi creditado como compositor da canção graças à J Records, que pagou os devidos royalties à Brown.
The Diary Of Alicia Keys
Em Dezembro de 2003, lançou seu segundo álbum, The Diary of Alicia Keys (O Diário de Alicia Keys). Adorado pelos críticos musicais, vendeu mais de 600 000 cópias apenas na primeira semana nos Estados Unidos. Até hoje, o álbum já vendeu 8 milhões de cópias. Os primeiros singles lançados do álbum, "You Don't Know My Name" e "If I Ain't Got You", ficaram entre os cinco mais vendidos da Revista Billboard. O terceiro single, "Diary", ficou entre os dez mais vendidos daquela mesma publicação. O quarto e último single lançado do álbum, "Karma", não fez tanto sucesso quanto os outros, aparecendo apenas entre os vinte mais vendidos na lista daquela publicação. "If I Ain't Got You" se tornou o primeiro single de uma artista feminina a ficar mais de um ano no topo da lista de singles mais vendidos de R&B da Billboard, transformando-a na artista de R&B mais vendida do ano de 2004 nos Estados Unidos.
Nos Grammys de 2005, ganharia mais quatro prêmios: Melhor Álbum de R&B (The Diary of Alicia Keys), Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B ("If I Ain't Got You"), Melhor Canção de R&B ("You Don't Know My Name") e Melhor Performance Vocálica de R&B por um Dueto ou Grupo ("My Boo", prêmio dividido com o amigo de infância Usher.
MTV Unplugged
Em 14 de Julho de 2005, gravou o seu terceiro e mais recente álbum, MTV Unplugged, na Academia de Música de Brooklyn. Durante essa sessão, adicionou novos arranjos musicais a suas canções e interpretou alguns covers e duas canções inéditas. Alicia fez um dueto com Adam Levine do Maroon 5 na faixa "Wild Horses" (originalmente gravada pelos Rolling Stones), com os rappers Common e Mos Def em "Love It Or Leave It Alone" e com Damian Marley em "Welcome To Jamrock".
A sessão foi lançada em CD e DVD em 11 de outubro de 2005. Vendeu quase 200 000 unidades em sua semana de estreia, tornando-se o álbum mais vendido dos Estados Unidos daquela semana, segundo a Revista Billboard. Até hoje já vendeu 1 milhão de cópias somente nos Estados Unidos e quase 2 milhões a níveis mundiais. A estreia do álbum de Alicia foi a maior para uma artista feminina de todas que fizeram um Acústico MTV e a maior de todos os Acústicos desde o MTV Unplugged in New York do Nirvana em 1994. Foi indicado a quatro Grammys, apesar de não ter levado nenhum para casa. Ganhou três prémios da NAACP, incluindo Melhor Canção do Ano e Melhor Videoclip para "Unbreakable".
As I Am
O quarto álbum de estúdio da cantora, foi lançado no dia 13 de Novembro de 2007 nos Estados Unidos. O seu primeiro single, entitulado "No One", esteve por 11 semanas dentre das três mais, sendo cinco delas em #1 no Billboard Hot100. O segundo single, "Like You'll Never See Me Again", está em #1 na parada de R&B e prestes à entrar nas dez mais do Hot100, atrás apenas do grupo Maroon 5, Madonna e Spice girls.
The Element of Freedom
O quinto álbum de Alicia (quarto de estúdio) pode sair já em 2009. A cantora disse que já pensa em um novo álbum desde o lançamento de As I Am. Dentre as possíveis participações, Alicia disse que adoraria fazer um dueto com outra diva americana: Beyoncé. Alicia disse que "ela e B poderiam fazer algo muito louco juntas". Além disso, a cantora também disse que o quinto álbum será o mais sensual de todos.
Voz
Com a sua voz potente, é considerada uma das maiores vozes da geração atual, sendo comparada a grandes nomes como Beyoncé, Christina Aguilera, Whitney Houston, etc. A sua classificação vocal é Mezzo-soprano, por causa do timbre pesado de sua voz. Sua extenção vocal varia em 3 oitavas regulares, emitindo desde um Bb2 até um B5.
Discografia
2001: Songs in A Minor
2003: The Diary Of Alicia Keys
2005: Unplugged
2007: As I Am
2009:The Element of Freedom
Prêmios
2002
Canção do Ano (Fallin')
Melhor Artista Revelação do Ano
Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B do Ano (Fallin')
Melhor Canção de R&B do Ano (Fallin')
Melhor Álbum de R&B do Ano (Songs in A Minor)
2005
Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B do Ano (If I Ain't Got You)
Melhor Canção de R&B do Ano (You Don't Know My Name)
Melhor Performance Vocálica de R&B por um Dueto ou Grupo (My Boo com Usher)
Melhor Álbum de R&B do Ano (The Diary of Alicia Keys)
2008
Melhor Canção de R&B do Ano (No One)
Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B do Ano (No One)